quarta-feira, agosto 10, 2005

Bem isto é sem duvida a primeira vez q escrevo, crio, recrio e reproduzo um pensamento num blog. Aqui por ser um espaço de "liberdade" e por ser eu o autor deste mesmo blog tomei a "liberdade" de escrever sobre "liberdade".
Neste momento devem estar a interrogar-se o porquê de liberdade estar entre aspas... é simples...tenham a "liberdade" de ler o q vem a seguir e procurem a racionalidade da palavra "liberdade".
A liberdade é a capacidade racional de afirmar as vontades e intenções que nos fazem agir em determinada direcção, deste modo nao há animais livres pois eles respondem por instintos ou impulsos.
É a capacidade de caracterizar de criativa a acção humana, escusando-se a generalizações sociais, sem que isso signifique um individualismo incoerente com a natureza colectiva do Homem.
É a capacidade de atribuir simbolismo ao agir e de responder única e exclusivamente pelos nossos actos, tendo somente a nossa razão como tribunal.
É a capacidade que o Homem tem, contando com inumeros condicionalismos sociais, de tornar as suas acções criativas e por isso, ao contrario dos outros animais, dar-se-á...liberdade de ser desumano. O Homem pode transgredir as suas proprias regras e superar as suas obrigações chegando ao ponto de se descaracterizar aos olhos dos outros como Ser Humano.
A liberdade é enfim um conceito inatingivel na plenitude da sua definição e convém que assim seja: primeiro porque no dia em que o Homem deixar de possuir o entusiasmo para procurar a liberdade morre; e segundo porque a liberdade encontra a sua propria ruina na ausencia de restrições que a razão a si propria impõe como forma de combater a arrogância e leviandade daqueles que se julgam totalmente livres.
Felizmente, a liberdade é algo que nunca alcançaremos.


Aqui fica o meu primeiro texto para vocês comentarem